Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, desde a segunda quinzena de setembro vem treinando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por meio de atividades educativas, destacando a importância das vistorias rotineiras para a eliminação de criadouros da dengue.
O objetivo é evitar uma epidemia de dengue no município. O treinamento foi ministrado pela coordenadora das ESFs, Silvia Maria Alves, juntamente com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal, Patrícia Albarelo Ribeiro Oliveira e a profissional de Informação, Educação e Comunicação, Vanessa Luzia da Silva Tonholi. Em algumas unidades houve a participação da articuladora da Atenção Básica, Maria Aparecida.
Os agentes de saúde receberam orientação sobre os casos de dengue e suspeitas existentes no município no período de julho a outubro, com 136 notificações, 46 casos positivos autóctones (pessoas do nosso município) e 4 importados (pessoas de outros municípios que vem ao UPA).
Participaram agentes da ESF Leonísio Gambeiro (Oiti); ESF Getulio de Carvalho (Arapuã); ESF Honório Amadeu (Trianon); ESF Shigueiro Kitayama (Roque Viola); ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso) e ESF José Cícero Fontes Xavier (Rural).