Um agente da penitenciária de Valparaíso ficou gravemente ferido na manhã desta terça-feira (9) após uma explosão.
Ele teria encontrado um explosivo escondido dentro de uma trave da quadra do local. A explosão ocorreu no momento em que ele serrava o objeto com uma esmerilhadeira e o artefato teria explodido. Ele abria a trave para procurar entorpecentes, conforme uma denúncia que os agentes teriam recebido.
Segundo informações da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo), o agente penitenciário teve parte do corpo queimado e sofreu ferimentos no abdome. Ele foi encaminhado para a Santa Casa da cidade em estado grave. O estado de saúde atual dele, porém, ainda não foi informado. Ainda conforme nota da SAP, o pavilhão onde ocorreu a explosão ficará fechado até a investigação seja concluída.
Peritos da Polícia Científica estiveram no local e colheram evidências que possam indicar quem e quando os explosivos foram escondidos na trave. A administração da unidade também já instaurou procedimento para investigar o caso. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário também conduzirá investigações sobre a explosão.
Folha da Região