O prefeito Luiz Vilar inaugurou nessa terça-feira, 3, o SAMU “Dr. Theodósio Dério Semeghini”, na Avenida Afonso Cáfaro, no Jardim Higienópolis. O evento deu início à agenda comemorativa aos 72 anos de Fernandópolis.
O prefeito Luiz Vilar destacou que o município já é referência em Saúde na região. “Fernandópolis se tornou referência em Saúde na região. Hoje estamos inaugurando o SAMU, daqui alguns dias vamos inaugurar o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que vai atender cerca de 60 municípios da região; o AME, que vai contar com 32 especialidades médicas, a UPA e muito mais. A população não vai mais precisar sair da cidade para buscar ajuda médica”.
O SAMU 192 vai operar 24 horas por dia com quatro ambulâncias e equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenador médico e de enfermagem, motoristas e rádio-operadores.
Com a inauguração do SAMU, o atendimento de urgência será mais rápido e fácil. Para chamar a ambulância basta ligar gratuitamente para o número 192 de qualquer telefone fixo, celular ou orelhão.
O serviço deve ser solicitado em casos de acidentes de trânsito, domésticos ou problemas de saúde como, por exemplo, AVC (derrame), cardiorrespiratórios, gravidez (inclusive na hora do parto), entre outros.
A demanda de atendimentos dos municípios que compõem a microrregião de Fernandópolis será feita através do SAMU de Ouroeste, que também foi inaugurado nesta terça-feira pelo prefeito Nelson Pinhel.
A presidente da Câmara, Creusa Nossa, destacou o empenho da Prefeitura para implantação do SAMU e desejou sorte aos profissionais, que estarão atendendo emergências do município.
A secretária da Saúde, Patrícia Moita, explicou que com a implantação do SAMU, o município vai agilizar os atendimentos de emergência, aumentar as chances do salvamento de vidas e reduzir o número de sequelas nos acidentes.
O presidente da Associação de Amigos, Antônio Assis, disse que a cidade vai poder oferecer mais empregos com a inauguração do SAMU, AME, Lucy Montoro e UPA.
Durante a cerimônia, a família Semeghini foi homenageada, através do médico Luís Henrique Semeghini, que estava acompanhado da mãe, dona “Nenê”, e da esposa Valéria Vilar.
Participaram a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Izabel Vilar, os vereadores André Pessuto, Étore Baroni, Maiza Rio, Neide Garcia e Rogério Chamel; o capitão da Polícia Militar, Wilson Cardoso Júnior, o tenente do Corpo de Bombeiros, Alex Brito de Moura, os prefeitos Sebastião Vilela (Macedônia) e Nelson Pinhel (Ouroeste), os secretários municipais, empresários, entre outros convidados.