terça, 4 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Agência europeia diz que asteroide pode colidir com a Terra em até 7 anos

Daqui a aproximadamente sete anos, em 22 de dezembro de 2032, o asteroide 2024 YR4 poderá se aproximar da Terra, com uma pequena chance de colisão. Descoberto em 27 de…

Daqui a aproximadamente sete anos, em 22 de dezembro de 2032, o asteroide 2024 YR4 poderá se aproximar da Terra, com uma pequena chance de colisão. Descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo telescópio ATLAS, no Chile, o objeto tem entre 40 e 100 metros de diâmetro e está sendo monitorado de perto pela Agência Espacial Europeia (ESA). Apesar do alerta, a probabilidade de impacto é de apenas 1,2%, o que, por enquanto, descarta motivos para pânico.

A ESA explica que a órbita do asteroide é bastante alongada, o que dificulta prever com exatidão sua trajetória. “Ainda não é possível determinar com certeza onde o impacto poderia ocorrer, caso ele aconteça”, afirmou a agência. Desde janeiro, observações prioritárias vêm sendo realizadas com telescópios ao redor do mundo para entender melhor o tamanho e o caminho que o asteroide seguirá nos próximos anos.

Nos próximos meses, o monitoramento continuará com equipamentos mais potentes, como o Very Large Telescope (VLT), localizado no Chile. Se, até 2028, o risco de impacto não for completamente descartado, o 2024 YR4 permanecerá na lista de riscos da ESA. Caso a probabilidade se mantenha acima de 1%, grupos internacionais como a Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) e o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais (SMPAG) poderão coordenar ações para mitigar os efeitos de um possível impacto ou até planejar missões para desviar o asteroide.

Notícias relacionadas