O Aeroporto Internacional de Dunedin, na Nova Zelândia, implementou uma nova regra inusitada: os passageiros têm um limite de três minutos para abraços e despedidas na área de desembarque. A norma, que entrou em vigor no segundo semestre deste ano, coincide com a reformulação da área de desembarque e do processo de check-in do aeroporto.
Quem precisar de mais de três minutos para a despedida deve se deslocar para o estacionamento, onde a permanência é gratuita por até 15 minutos. Após esse período, o uso do espaço passa a ser cobrado. A medida visa agilizar o fluxo de veículos na área de embarque e desembarque, permitindo que mais pessoas utilizem o espaço rapidamente.
Em entrevista à rádio ‘RNZ’, Daniel De Bono, diretor executivo do aeroporto, explicou que o limite de três minutos foi estabelecido para otimizar o trânsito de carros no local. Ele mencionou pesquisas que indicam que 20 segundos de abraço são suficientes para liberar ocitocina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”.
“Se você quiser mais tempo para se despedir, pode utilizar a área de estacionamento. Por lá são 15 minutos grátis. Eu li algumas pesquisas nas semanas passadas e você precisa de apenas 20 segundos para liberar a ocitocina de um abraço,” comentou Bono, que ainda reforçou que não há fiscalização rigorosa para controlar o tempo dos abraços, confiando que a pressão de outros motoristas e a sinalização são o bastante para manter o fluxo.