O renomado advogado Ricardo Franco de Almeida (PTB) volta a disputar uma vaga no cargo de vereador em Fernandópolis na coligação com o candidato Henri Dias. Ricardo, que já presidiu o Legislativo Municipal entre 1989 e 1990, sendo um dos vereadores responsável pela elaboração da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara.
De lá para cá, tentou candidatura a prefeito em 1992, mas não obteve êxito. Mais tarde se candidata a vice-prefeito de José Fernandes Santa Rosa em 2004, ficando na segunda colocação.
Já em 2016 voltou a disputar a Prefeitura de Fernandópolis. Durante as convenções teve problemas com o candidato à vice, Carlos Lima, que de última hora desistiu do páreo, colocando o petista Adalberto Nilsen no lugar de Lima.
Agora, em 2020, vai tentar se eleger vereador em Fernandópolis. Eleito em 1982 pela primeira vez, obteve na época mais de 2 mil votos ficando com essa marca até as eleições de 2016.
Hoje ele é aliado do advogado Henri Dias (PTB) que fez dobradinha com o médico Avenor Bim (PSD). Ricardo Franco tem uma história de ocupações de cargos públicos no município de Fernandópolis, atuando como ex-vereador constituinte, presidente da Câmara, ex-secretário de planejamento da Prefeitura de Fernandópolis, ex-secretário do RH da Prefeitura de Fernandópolis, ex-secretário do setor jurídico da Prefeitura, bem como, ex-assessor jurídico da Câmara de Vereadores.