O advogado José Pontes Júnior deve enviar hoje à Brasília um manifesto assinado por promotores, professores, empresários e religiosos para pedir a regulamentação da publicidade de bebidas em veículos de comunicação de massa. A manifestação faz parte de uma campanha do Ministério da Justiça para a regulamentação da programação de rádio e tevê.
A iniciativa da campanha foi do ministro Márcio Thomaz Bastos, em 2004, após uma correspondência do advogado, sobre o assunto. “Eu sugeri ao ministro que fizesse uma consulta popular sobre a programação das emissoras, porque é um assunto muito controverso”, afirmou. A pesquisa foi feita no site oficial do governo e o encerramento da consulta será apresentado num seminário, amanhã e depois, em Brasília.
Pontes Júnior condena a veiculação de publicidade de bebidas em horários livres para crianças e jovens. “É um tipo de comercial que deve ser veiculado após às 23 horas, quando a maioria das crianças e jovens não está mais assistindo”, disse. Programas e novelas com apelo sexual e cenas de violência, segundo o advogado, devem ser exibidos igualmente após às 23 horas.