Um estudante de Olímpia, ganhou na Justiça o direito de não frequentar a faculdade às sextas-feiras à noite. Danilo Machado de Souza, de 34 anos, é adventista, religião onde os fiéis guardam o sábado para atividades religiosas.
De acordo com os adventistas, o sábado tem início no momento em que o sol se põe, na sexta-feira, até o pôr do sol, no sábado. Eles devem ser ‘guardados’, pois segundo os religiosos, assim fez Deus ao criar todas as coisas.
O estudante cursa o quarto semestre do curso de rducação artística em uma faculdade de São José do Rio Preto. Segundo ele, mesmo após ter explicado que não frequentaria as aulas às sextas-feiras por motivos religiosos, a faculdade aplicou faltas e até a reprovação em uma matéria. Foi então que Danilo entrou com uma ação na Justiça e ganhou.
Segundo o advogado do estudante, Elizelton Reis Almeida, a constituição federal garante direito a liberdade religiosa. Com a ação, todas faltas serão abonadas e o estudante fará a reposição sem custos. A respeito das faltas já aplicadas e a reprovação, o estudante terá abonos e entregará trabalhos extras para recuperar a nota e as aulas perdidas.