O cantor Adrián Olivares, ex-membro da banda Menudos, morreu na última segunda-feira (8), aos 48 anos, após complicações decorrentes da doença de Crohn, diagnosticada uma semana antes. Este problema é uma síndrome gastrointestinal crônica que atinge o intestino delgado e o cólon, podendo afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino.
Embora a doença não tem causa específica identificada, seus sintomas incluem diarreia crônica, dor abdominal e perda de peso. Antes de morrer, Olivares passou por uma cirurgia, mas foi vítima de complicações no procedimento.
O nome da doença homenageia um dos autores de um dos primeiros artigos sobre a síndrome, publicado em 1932. Além dos sintomas gastrointestinais, a doença pode apresentar manifestações extraintestinais como artrite, aftas e erupções cutâneas.
A doença de Crohn requer diagnóstico médico detalhado, devido à similaridade dos sintomas com outras condições gastrointestinais. Sintomas adicionais podem incluir febre, sangramento retal e fístulas, além de problemas não relacionados ao trato gastrointestinal como olhos inflamados e sensíveis à luz.