O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benalussy, causou indignação nesta terça-feira no Senado ao falar que a adolescente presa numa cela com 20 homens “certamente sofria de alguma debilidade mental” por não ter informado que era menor de idade. Benalussy participou durante a manhã de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Casa.
A declaração do delegado gerou uma rápida reação da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), que também participava da audiência. Segundo ela, tentar justificar um episódio como esse é um “absurdo”. “Não tem justificativa nenhuma, jamais. Se alguém tentar justificar, nós não vamos tolerar”, afirmou, classificando ainda a prisão da adolescente como uma “barbárie”.
A garota de 15 anos passou mais de 20 dias presa numa cela com outros homens na delegacia de Abaetetuba, no Pará. Ela apenas foi libertada graças a uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar da cidade. No período em que ficou detida, a adolescente foi estuprada por outros detentos e vítima de violência física.