O adolescente de 16 anos apreendido sob suspeita de envolvimento na tentativa de assalto a uma agência bancária em Votuporanga (SP) confessou à polícia que planejava o crime há um ano. O caso ocorreu na manhã de terça-feira (7), na Rua Amazonas, no centro da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente planejou o assalto em Meridiano, cidade a 25 quilômetros de Votuporanga. Ele e seu comparsa, de 18 anos, entregaram um bilhete ao gerente do banco anunciando o assalto. Ambos estavam armados com um revólver e tinham conhecimento prévio de que o cofre estaria com uma grande quantia em dinheiro devido ao dia de pagamento.
Durante a ação, eles renderam o segurança e o obrigaram a entregar a arma. O adolescente, segundo o registro policial, chegou a ameaçar o gerente, colocando o cano da arma em sua boca para forçá-lo a abrir o cofre. O gerente, no entanto, informou que não possuía a senha.
Além do vigilante, sete pessoas foram feitas reféns: três funcionários do banco e quatro clientes. Alguns tiveram os pulsos amarrados com abraçadeiras de plástico (“enforca gato”). Um vídeo gravado no local mostra o resgate das vítimas pela polícia. Com a chegada da Polícia Militar, os assaltantes usaram dois clientes como “escudo” e exigiram celulares e coletes à prova de balas. Uma das reféns relatou que estava no banco para sacar sua aposentadoria quando o assalto começou.
O bilhete usado no assalto foi apreendido pela polícia, juntamente com os revólveres, as munições e o dinheiro. A área foi isolada durante a ocorrência. Ninguém ficou ferido e o dinheiro não foi roubado. O trânsito, que ficou bloqueado, foi liberado após cerca de duas horas.
O Itaú Unibanco informou ao g1 que está oferecendo apoio aos seus colaboradores e clientes presentes na agência durante a tentativa de assalto e que está colaborando ativamente com as investigações policiais.