quarta, 13 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Administração de Paranaíba discute com autoridades a situação de moradores de rua

A Secretaria de Assistência Social de Paranaíba promoveu uma reunião com autoridades locais, às 17 horas de quarta-feira (25/3), no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Santo…

A Secretaria de Assistência Social de Paranaíba promoveu uma reunião com autoridades locais, às 17 horas de quarta-feira (25/3), no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Santo Antônio, com o objetivo de planejar uma solução para a retirada de moradores de rua da rodoviária do município e demais localidades.

O CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) já cadastrou 27 pessoas que vivem nas ruas de Paranaíba, deste total a maioria é de outra cidade.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria da Graça Saraceni de Souza, muitos desses homens que ficam na rodoviária consomem bebida alcoólica, dormem no local e há até atividade sexual.

De acordo com Maria da Graça, grande parte dessas pessoas é trabalhador de carvoarias da região. “Esses homens, em maioria, prestam serviços em carvoarias de cidades como Água Clara-MS e Inocência-MS, quando termina o trabalho eles são trazidos para Paranaíba pelos donos das carvoarias. Aqui eles recebem seus salários, muitos gastam tudo e resolvem ficar nas ruas”, disse.

Graça falou que oferecer dignidade e encaminhar para suas residências os moradores de rua é uma das principais preocupações do Creas.

Deste o início deste ano, a Assistência Social já mandou quatro pessoas de volta para suas casas. Antes da viagem eles tomaram banho e receberam roupas novas.

As secretarias de Assistência social do local de origem dessas pessoas são comunicadas para que possam acompanhá-las.

O tenente coronel Carlos Roberto Pereira, comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar, se comprometeu a ajudar, assim como a delegada Cyntia Rogéria Rodrigues Taiar, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, e o cabo Castilho, representante do Corpo de Bombeiros Militar.

Inicialmente será realizado um levantamento/abordagem dessas pessoas que ficam pelas ruas, posteriormente uma reunião com Ministério Público, juiz e carvoeiros e, por fim, a intenção é criar um centro de triagem onde essas pessoas serão preparadas para o retorno às suas cidades.

A delegada Cyntia ressaltou que ocorre muito a venda de bebida alcoólica a granel em Paranaíba. Disse também que há vários bares funcionando sem licença e que, muitas vezes, vendem para pessoas que já se encontram alcoolizadas.

O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) se comprometeu a aumentar a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas nos bares e fazer o possível para que não haja mais moradores de rua no município.

“A nossa intenção é resolver esse problema da cidade. Paranaíba não pode ficar com tantas pessoas morando nas ruas. Esses homens precisam voltar para suas famílias e resgatar a dignidade”, ressaltou a vice-prefeita Leopoldina Gasperini (Dininha).

Notícias relacionadas