Um funcionário do governo iraquiano disse nesta quarta-feira (3) à agência de notícias Associated Press que estão em curso os preparativos para enforcar dois dos réus que também são acusados no caso Saddam Hussein. O enforcamento deve acontecer nesta quinta-feira (4).
A TV por via satélite Al-Arabiya e a TV Al-Furat, operadas pela maior organização muçulmana xiita do Iraque, também informaram que o meio-irmão de Saddam, Barzan Ibrahim, um ex-chefe da inteligência, e Awad Hamed al-Bandar, o ex-chefe de Justiça do Tribunal Revolucionário, seriam enforcados nesta quinta-feira.
O funcionário do governo, que falou sob a condição de anonimato porque não tinha autorização para liberar a informação, afirmou que não haviam sido estabelecidos o horário e o local exato dos enforcamentos.
Inicialmente, planejava-se que os dois réus seriam enforcados no sábado passado, ao lado de Saddam Hussein.
O enforcamento de Barzan e al-Bandar foi adiado para depois do feriado de Eid al-Adha, que termina hoje para os xiitas, a maioria da população iraquiana. O feriado marca o fim da peregrinação muçulmana anual para a Meca, na Arábia Saudita.
Os três homens foram condenados à morte pela morte de 148 muçulmanos sunitas da cidade de Dujail, depois de uma tentativa fracassada de assassinato de Saddam, em 1982, nesta cidade do norte do Iraque.