O Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Votuporanga tem agendado para o dia 13 de novembro, às 9h, mais um julgamento, desta vez de uma tentativa de homicídio.
O réu Maicon Miranda Balera, de 23 anos, vai responder à acusação de ter invadido a casa da exmulher, no bairro Monte Verde, em janeiro do ano passado, e disparado contra a vítima, que acabou ferida. O sorteio dos 25 jurados, que deverão comparecer no júri popular, foi realizado na última quinta-feira (29). (Confira a lista no quadro).
Os 25 nomes participarão de outro sorteio, em que restarão sete jurados para a formação do Conselho de Sentença, que vai julgar a autoria e culpa do réu. O acusado fugiu após o crime, mas se apresentou à polícia meses depois, assim que a prisão foi determinada pela Justiça. O advogado defensor do réu é o criminalista Cléber Costa. O crime O fato ocorreu em 14 de janeiro de 2014.
Segundo o Ministério Público, o acusado, agindo por motivo fútil, empregando recurso que dificultou a defesa da vítima, tentou matar Jéssica Aparecida de Assis Martins, disparando arma de fogo, provocando-lhe as lesões corporais.
Maicon permanece preso desde 20 de julho de 2014, após decretada a prisão preventiva. O crime foi esclarecido pela equipe da Delegacia de Defesa da Mulher, conduzida pela delegada Edna Rita Freitas. O rapaz acusado de cometer a tentativa de homicídio se apresentou dias após o crime na DDM acompanhado de um advogado.
Após prestar depoimento à delegada, ele recebeu voz de prisão por tentativa de homicídio, já que a Justiça de Votuporanga decretou o seu recolhimento à Cadeia Pública de Votuporanga. De acordo com a delegada na época, o rapaz teria dito em depoimento que agiu na manhã do crime sob o efeito de alguma substância química e que ele não concordava com a separação com a sua exmulher. O caso aconteceu no bairro Monte Verde, por volta das 5h30.
O réu teria disparado um tiro em direção a sua exmulher, que ferida, foi socorrida pela USA (Unidade de Suporte Avançado) do Samu ao Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga. Por sorte, o tiro atingiu de raspão a nuca da vítima.
Vizinhos teriam ouvido uma discussão entre um homem e uma mulher e, logo em seguida, um disparo de arma de fogo. O crime aconteceu na rua Juraídes Pereira da Silva e, após a ação, o homem fugiu.
Confira os 25 jurados sorteados: Adalberto Dráuzio Sanches Fernandes – comerciante Alexandre farinzao Martins – fiscal de rendas Bruno Benhoci Santana – auxiliar de laboratório Daniel Caranante – supervisor de telefone público Elza Roccin – gerente comercial Fernanda da Silva de Almeida Monteiro – ouvidora Jéssica Dona Másquio – secretária José Alberto Pereira de Castro – técnico de telecomunicações Juliana Ruiz Silva – educadora Laís Fernanda Bonfim da silva – vendedora Luciana Flores – bibliotecária Luiz Carlos Zambron – comerciante Marcos Vinícius de O. Souza de Almeida – estudante Maria do Carmo Arena – assessora pedagógica Neuza Dulce Cremonin – funcionária pública estadual Rosangela Rossignoli Silva – professora Sandra Borges Daher – professora Sandra Casarin – professora Sebastiana Ferreira Nobre de Carvalho – vendedora autônoma Talis Jonatas Gomes – analista de sistemas/empresário Uelinton Garcia Peres – diretor de escola Vera Lúcia Fugita dos Santos – professora Veronice Volpiani Padovani – representante comercial Vinícius Rodrigues Cyriaco da Silva – estudante de Direito
Jociano Garofolo-A Cidade