Em uma tentativa de fazer justiça com as próprias mãos, mais de 30 moradores da rua Josefa Suniga Lopes, bairro Parque City, na região do Colina Verde, se uniram para deter um rapaz que invadiu uma residência para furtar objetos, na manhã desta quinta-feira (11), em Bauru (a 193 quilômetros de Araçatuba).
Com facas, foices e pedaços de pau, a vizinhança tentou linchar um jovem de 23 anos, que acabou amarrado com uma corda em uma placa de sinalização de parada obrigatória. Uma equipe policial chegou antes dele começar a ser agredido pelos populares.
O fato aconteceu por volta das 10h30. Um dos vizinhos da vítima contou para a reportagem que ouviu suas cachorras latindo e foi ver o que era. “Fui para fora da casa para ver por que as cachorras estavam latindo, quando vi a hora que o rapaz pulou por cima da residência do meu vizinho. Eu chamei os moradores para pegarmos o ladrão. Ele tentou fugir pelo telhado, mas o cercamos”, disse Nelson de Lima, de 47 anos.
O morador da casa invadida, Adriano Chavagatti, 35 anos, foi avisado pelo cunhado sobre a tentativa de furto e foi até o local. “Quando cheguei, o ladrão estava saindo pelo quintal. Ele fugiu pelo telhado, mas a vizinhança toda, que estava com pedaço de pau e faca, o cercou e o pegou na rua debaixo. Prendemos ele no poste e, em seguida, a PM chegou. Não deu tempo de agredi-lo, mas se desse, ele teria apanhado”, disse.
RETIRADA
Segundo o tenente da Polícia Militar Thiago Santos, os militares encontraram o jovem já amarrado na placa. Porém, a maioria dos moradores não estava mais por perto. “Não tinha ninguém ao lado dele e o rapaz estava com um corte superficial no rosto, que não podemos afirmar se foi causado por alguma agressão. Perguntamos se ele sabia quem o agrediu, mas ele não soube dizer. Os moradores afirmaram que não o agrediram”, informou.
Ainda de acordo com o tenente, a porta da sala do morador estava arrombada e o imóvel estava revirado. O rapaz foi detido e encaminhado para o Pronto-Socorro Central, onde recebeu atendimento médico e passa bem. Logo após, ele foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde foi autuado em flagrante por tentativa de furto.
Folha da Região