Com objetivo de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue em razão da aglomeração de pessoas no feriado de Finados, na segunda feira, 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Municipal de Combate às Endemias está pedindo a atenção e o apoio da população. Serão colocados tambores com areia nos portões do cemitério para uso em vasos.
Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa L. da Silva Tonholi, o cemitério é um ambiente favorável a proliferação do aedes aegypti.
”Ao visitar o túmulo de um ente querido, geralmente as pessoas acabam deixando uma flor em um pratinho com água, ou até mesmo garrafa e lata. São recipientes que podem abrigar criadouros do mosquito. Não só no cemitério, estes cuidados também devem ser praticados em casa”, ressaltou.
E concluiu: “colocar areia nos vasos e furá-los para a água escoar, retirar o plástico que envolve as flores e colocá-lo no lixo, são cuidados que devem ser observados.”
Após o dia de finados será realizado um mutirão de limpeza no cemitério para eliminação de vasos e embalagens que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.