Diante da carência de doares e a necessidade de abastecer o estoque de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) solicita aos empresários associados que mobilizem seus funcionários, fornecedores e consumidores para que façam a doação de sangue.
O Hemocentro, que funciona anexo à Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis ao lado do Pronto Socorro, trabalha diariamente na coleta, transfusão e distribuição de sangue e atende pacientes de hospitais de 42 municípios da região.
Segundo Carmem Lúcia Rosa de Souza, assistente social do Núcleo de Hemoterapia, a dificuldade encontrada na prestação dos serviços é sempre a mesma: o número de doadores. Atualmente, a média de coleta no Hemocentro chega entre 900 a 950 bolsas de sangue por mês, sendo que o ideal para manter o estoque de sangue em equilíbrio seria entre 1.100 a 1.200 bolsas.
“Ficamos sempre em alerta, porque nunca sabemos quando a demanda vai aumentar, principalmente quando atendemos vítimas de acidentes graves ou cirurgias mais complicadas.
“Sabemos que Fernandópolis tem capacidade para suprir essa demanda de atendimentos e aumentar o número de doadores cadastrados. Precisamos que mais pessoas se conscientizem para o ato da doação”, ressalta Carmem.
De acordo com Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, as empresas associadas podem contribuir agendando horários de atendimento para os funcionários comparecerem no Hemocentro.
“É importante que toda a classe empresarial se una para esta nobre causa social. Cabe também a nós essa responsabilidade de não deixar de lado um gesto simples, mas que pode ajudar a salvar a vida de muitas pessoas”, diz Carlos Sugui.
Para doar sangue é preciso apresentar um documento de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, ter boa saúde e pesar, pelo menos, 52 quilos.
Quem quiser fazer a doação pela manhã, precisa tomar um café da manhã leve. À tarde, pode-se fazer a doação quatro horas após o almoço.
O horário de atendimento do Hemocentro: Segunda-feira e quarta-feira: das 8h às 19h. Terça-feira, quinta-feira e sexta-feira: das 8h às 17h30. Aos sábados: das 8h às 12h.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone do Hemocentro (17) 3442 5544.