sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ACIF orienta sobre compras e vendas seguras de Natal

Dezembro chegou e com ele vêm as compras de final de ano. Período de maior movimento nas lojas e que o comércio recebe consumidores de toda a região. Por isso,…

Dezembro chegou e com ele vêm as compras de final de ano. Período de maior movimento nas lojas e que o comércio recebe consumidores de toda a região. Por isso, requer do empresário uma maior atenção no momento da venda e a realização da consulta no SCPC (Serviço Central de Proteção de Crédito).

O SCPC da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) dispõe de um amplo banco de dados para as empresas realizarem consultas de crédito e cheque, seja de pessoa Física ou Jurídica, e evitar a inadimplência das vendas a prazo. O SCPC protege a venda e a compra, fornecedor e consumidor, para que as negociações tenham maior agilidade e segurança.

De acordo com o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, a expectativa é de que tenha um bom volume de vendas para este final de ano. “Em novembro, realizamos a campanha “Acertando suas Contas”, na qual orientamos os consumidores que estavam com o nome no SCPC e renegociamos as dívidas atrasadas. Muitas empresas facilitaram os acordos para a regularização da dívida, assim o consumidor pode fazer suas compras de Natal com mais facilidade“, destaca Carlos.

Na última semana, colaboradores dos Supermercados Pessotto Flex, Cohab e Extra, participaram de um treinamento sobre o SCPC, ministrado pela Coordenadora Executiva da ACIF, Ana Carolina Cestari Lima Franzi. O objetivo foi apresentar todos os serviços disponíveis pelo SCPC e esclarecer dúvidas sobre a consulta e registro de inadimplentes, capacitando os profissionais que atuam diretamente na venda ou no caixa do estabelecimento.

Dicas para o lojista:

-Antes de realizar vendas a prazo: consulte o cadastro do cliente no SCPC. Assim poderá verificar se o consumidor possui histórico ou não de inadimplência.

-Cheque também pode ser fonte de problema: consulte o cheque no SCPC antes de aceitar, verifique se o cheque está sustado, ou se já existe algum histórico de cheque sem fundo.

-Exija a apresentação de documentos pessoais: CPF, RG ou CNH. Não aceite que o cliente informe verbalmente o número dos documentos.

-Quando se tratar de clientes antigos: atualize sempre os dados cadastrais e verifique sua situação no SCPC para segurança da venda.

Dicas para o consumidor:

-Caso tenha o nome no SCPC e não sabe a origem da dívida: compareça à ACIF com os documentos CPF, RG ou CNH para efetuar a pesquisa no SCPC e verificar a empresa que colocou o registro de débito no banco de dados.

-Se você tem o nome no SCPC: entre em contato com a empresa e verifique a forma de pagamento. Assim que efetuar o pagamento ou a negociação da dívida, a empresa tem 5 dias úteis para retirar do sistema do SCPC.

-Caso precise renegociar a dívida: procure o SRC (Serviço de Recuperação ao Crédito) direto no balcão de atendimento da ACIF.

-Se efetuar compras a longo prazo: guarde os comprovantes de pagamentos para se resguardar de uma futura cobrança indevida.

Notícias relacionadas