Os representantes da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), o presidente Carlos Takeo Sugui e o gerente administrativo Geraldo Pedro Paschoalini participaram de um treinamento em Araçatuba na última terça-feira, dia 21 de setembro, sobre o convênio entre a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e a Nossa Caixa Desenvolvimento.
O objetivo do encontro foi capacitar as Associações Comerciais para repassar às empresas associadas informações sobre as linhas de créditos e financiamentos da Agência de Fomento do Estado de São Paulo.
A Agência de Fomento Paulista prioriza o atendimento às necessidades das pequenas e médias empresas oferecendo taxas de juros com percentuais abaixo do mercado tradicional de crédito. Atua como um banco de negócios, não possuindo agências bancárias.
Segundo Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, o convênio traz benefícios de investimentos para o empresariado da micro e pequena empresa.
“A Agência de Fomento Paulista oferece taxas de juros atraentes para quem deseja efetuar investimentos. É um processo, relativamente, simples que a ACIF já está viabilizando a melhor forma de atender os associados”, explica Carlos.
No treinamento, também foi apresentada a ferramenta web, desenvolvida pela FACESP, para agilizar o fluxo de informações e documentos necessários para a obtenção do empréstimo.
As empresas associadas à ACIF interessadas no financiamento, devem procurar a Associação Comercial e solicitar uma pré-análise no site da Nossa Caixa Desenvolvimento, no endereço www.facesp.com.br/fomento, que definirá qual o conceito de risco e capacidade da empresa em cumprir com tal responsabilidade.
A empresa pré-qualificada será informada sobre as condições da operação, e após aceito, deverá confirmar o pedido e enviar os documentos para cadastro por meio da ACIF e aguardar a aprovação do crédito.
A Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento é vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e foi criada através da Lei Estadual 10.853/01 e regulamentada pelo Decreto Lei 52.142/07, tendo a possibilidade de conceber instrumento institucional de apoio a execução de políticas ativas de desenvolvimento econômico para o Estado de São Paulo.
A Agência iniciou suas atividades no dia 11 de março de 2009, com capital autorizado pelo Governo do Estado no valor de R$ 1 bilhão, dos quais R$ 600 milhões já estão à disposição das pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo.