sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ACIF alerta para novo golpe no comércio

Estelionatários telefonam se identificando como representantes do INPI. O final do ano está próximo e de olho no aumento do faturamento no comércio, estelionatários já começam a tentar tirar dinheiro…

Estelionatários telefonam se identificando como representantes do INPI.
O final do ano está próximo e de olho no aumento do faturamento no comércio, estelionatários já começam a tentar tirar dinheiro das empresas. Esta semana, a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) identificou um novo golpe e alerta os comerciantes para ficarem atentos.

Uma pessoa telefona para a empresa se identificando como representante do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e diz que o nome do estabelecimento não está devidamente registrado. Ao ver a resistência do comerciante em aderir a um suposto contrato de registro, o estelionatário insiste que a loja poderá ser multada e até mesmo ser obrigada a retirar a marca do mercado. Em seguida, são enviados documentos por fax para que o empresário assine e envie de volta.

“Em primeiro lugar, ressaltamos que o INPI não faz esse tipo de abordagem. Eles não mandam correspondência dessa maneira e muito menos ligam diretamente na empresa fazendo este tipo de proposta”, ressalta Geraldo Pedro Pachoalini, gerente da ACIF.

Caso o comerciante receba este tipo de ligação, o melhor a se fazer é entrar em contato com a Associação, que tem parceiros especializados em detectar se a empresa está com qualquer problema junto ao INPI. É importante não fazer o pagamento de qualquer tipo de cobrança bancária ou boleto antes de ter certeza sobre a proveniência do documento. Caso tenha se sentido lesado, o comerciante deve procurar a polícia, que vai tomar as providências cabíveis.

Para mais informações:
ACIF (17) 3465 3555
E-mail: acif@acifnet.com.br
www.acifnet.com.br

Notícias relacionadas