A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) alerta os associados e motoristas para que estejam atentos a um novo golpe praticado por estelionatários de forma criminosa usando o nome do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
Os criminosos fotografam a placa do carro e com a ajuda de estabelecimentos que possuem dados cadastrais dos proprietários dos veículos, como despachantes e auto-escolas, enviam boletos para o pagamento de multas via Correio.
Segundo Jorge Nery, chefe de Segurança do Detran-SP, para o condutor não cair no golpe e efetuar pagamentos falsos, basta acessar o site do Detran-SP no endereço www.detran.sp.gov.br e clicar na opção “pesquisa de multa”.
Para isso, o motorista deve digitar o número do Renavam e aparecerão listadas todas as multas do veículo que constam no sistema do órgão.
O Detran-SP informou que um dos golpes mais comuns praticados pelos criminosos é enviar alertas falsas por e-mail.
Os falsários colam a imagem do logotipo do Detran-SP na página do e-mail, como forma de tentar dar credibilidade à notificação.
Os condutores devem ignorar qualquer tipo de mensagem, pois o órgão não possui cadastro de e-mails de condutores e não usa esse meio de comunicação como forma de notificação.
Além de publicadas no DOE (Diário Oficial do Estado), as notificações são encaminhadas aos condutores pelo Detran-SP, através dos Correios para o endereço cadastrado no banco de dados do órgão.
Caso a pessoa tenha dúvidas se a correspondência é verdadeira, poderá conferir no site do Detran-SP.