A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) comemora no dia 27 de outubro 47 anos de atuação em Fernandópolis. Atualmente com 734 associados, a Associação conta com uma equipe preparada para atender as necessidades dos empresários e diversificado cada vez mais seus serviços, sempre no intuito de ajudar no desenvolvimento da cidade.
E para comemorar a data, a ACIF divulga o calendário de eventos de aniversário. O tradicional jantar dançante no dia 25 de outubro, na Casa de Portugal, a partir das 21h. A noite vai contar com um cardápio todo especial sob o comando do Buffet Casa & Jardim. Ao som da banda “Irmãos Patheis”, a entidade promete realizar uma grandiosa noite de festividade e muita confraternização. Na ocasião, serão homenageadas as famílias de ex-presidentes da ACIF que já faleceram.
Seguindo a programação, no dia 28 de outubro a ACIF recebe todos os empresários locais para um aconchegante café da manhã, na Sala de Convenções, às 8h.
Para Carlos Takeo Sugui, presidente da entidade, importantes projetos foram realizados este ano pela ACIF, com destaque para a implantação da CMAF (Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis), serviço que visa à agilidade nos procedimentos de resolução dos conflitos, que antes eram solucionados somente por meio do Poder Judiciário.
“Esse projeto nos proporcionou a oportunidade de fincar parceria com o Poder Judiciário, e assim auxiliar nas demandas em que uma das partes ou ambas envolvidas são associadas à nossa entidade. Em um clima mais amistoso, o acordo é facilitado”, disse Sugui.
O presidente lembra ainda a importância dos diagnósticos dos setores de alimentação e confecções realizados este ano em parceria com a vigilância sanitária e o PAE (Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor). “Essas ações puderam extrair subsídios para a capacitação profissional, além da legalização das empresas e a formação de grupos de trabalhos voltados aos problemas em comum”, argumenta.
Outro destaque em 2008 foi o 4° Pit Stop NURA, promovido pelo Núcleo de Reparadores Automotivos de Fernandópolis. O NURA integra o Projeto Empreender da ACIF e repetiu o sucesso das inspeções veiculares gratuitas realizadas nos anos anteriores. Este ano foram inspecionados 361 veículos, com a participação de 90 técnicos e empresários, incluindo profissionais de 22 oficinas mecânicas, auto elétricos, centros automotivos, auto peças e oficinas de funilaria.
Ainda para este ano, o GETEF (Grupo de Empresas de Tecnologia) – que também é um núcleo do Projeto Empreender – realizará o 1º Congresso de Tecnologia em Fernandópolis, grupo esse que tem se destacado pela união e compreensão no trabalho em conjunto.
Outro destaque da ACIF é a Incubadora Empresarial, fruto de uma parceria com o Sebrae-SP e a Prefeitura. Na Incubadora, as indústrias têm crescido e se consolidado no mercado depois de cumprirem todas as etapas do programa estabelecido pelo projeto.
Carlos Sugui ressalta ainda que vários outros serviços estão sendo aperfeiçoados pela ACIF como, por exemplo, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), cujo entendimento e abrangência estão sendo esclarecidos aos usuários a fim de quebrar definitivamente o conceito de que outras empresas de consultas restritivas apresentam maior abrangência que o SCPC a um menor custo.
“Devemos findar o ano trabalhando fortemente na sustentabilidade da entidade, pois ainda dependemos das mensalidades e do SCPC, além das promoções em datas especiais. Com a diversificação de serviços, esse quadro tende a mudar”, afirmou.
Ele ainda acrescenta que a ACIF não medirá esforços para visitar outras associações comerciais em busca desse objetivo, tendo sido a ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul) a entidade visitada recentemente. “Todo nosso esforço e sacrifício não tem sido em vão, pois o empresariado tem correspondido e cada vez mais associados temos conquistado, o que nos incentiva a melhorar sempre”, concluiu o presidente Carlos Sugui.