Formandos do curso de Enfermagem da Unifev realizam trabalho para caracterizar ocorrências em busca de soluções
A experiência do estágio que durou quase sete meses no Pronto-Socorro da Santa Casa de Votuporanga, no setor de enfermagem, resultou aos alunos da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), Tiago Aparecido da Silva e Elaine Mazuqui Rigonato, um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que pode ajudar na conscientização da população, em relação aos inúmeros acidentes de trânsito que ocorrem em Votuporanga e, conseqüentemente, na diminuição dos gastos que a unidade de saúde tem com o atendimento destas vítimas.
Orientados pela professora mestre em enfermagem, Silvana Barbosa Pena, pela coordenadora do curso, a doutora Denise Aparecida Mencaroni, e pelo médico responsável pelo Pronto-Socorro, Chaudes Ferreira da Silva, os estudantes iniciaram um trabalho em busca de encontrar a causa dos acidentes de trânsito em Votuporanga e, assim, propor soluções para que o número diminua.
Como lembra Tiago, o Brasil é o 4.º País do mundo, onde mais ocorrem acidentes de trânsito. Mundialmente falando, portanto, 30 mil pessoas morrem por ano, vítimas destes fatos. Diante disso, o que chamou a atenção dos futuros enfermeiros, é que dos R$ 351 milhões que o SUS (Sistema Único de Saúde) gasta por ano atendendo a população em diversos casos, 30% é direcionado somente para as vítimas de acidentes de trânsito.
Com o apoio do titular da Delegacia Seccional de Votuporanga, Celso Reis Bento, Tiago e Elaine começaram a fazer um levantamento sobre os casos de acidentes no município, por meio dos dados fornecidos pela Polícia Civil da cidade e concluíram que dentro do período analisado por eles (de junho de 2005 a junho de 2006), houve o registro de 1.177 ocorrências, sendo que 88,3% destes foram com vítimas e seis pessoas morreram (0,5% de 88,3%).