O programa de inclusão digital do Governo do Estado, Acessa São Paulo, adotou na última semana um novo sistema operacional em todos os 360 infocentros do Estado, entre eles o de Votuporanga – criado em parceria com a Prefeitura. Todos os computadores Pentium 700 MHz e 64mb de RAM, foram substituídos por computadores thin client (sem disco rígido) com 128 mb de RAM, rodando Linux Acessa Livre.
O link com a internet que antes era speedy 128 Kbps, também foi substituído por uma LP 512Kbps, o que tornou a internet muito mais rápida.
“O Windows foi substituído pelo Linux porque garante maior segurança ao sistema já que por ele é mais difícil instalar programas indevidos nos micros, ou espalhar e receber vírus pela rede. Além disso, o suporte técnico agora é feito remotamente pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) não sendo mais necessário a contratação ou envio de técnicos, o que garante agilidade e rapidez no processo. O uso do Linux gera economia ao Acessa, pois não é mais necessário pagar licenças de uso e manutenção dos programas, o que permite a expansão do projeto sem perder desempenho”, explica o responsável pelo posto local, Richard Paulino de Oliveira.
Para conhecer em detalhes o Linux, monitores participaram de um curso de capacitação em todo o Estado. Em Votuporanga, 20 municípios de nossa região tiveram as aulas nos dias 19 e 20 deste mês.
O Acessa SP foi implantado em Votuporanga no ano de 2002 e já registra cerca de 72 mil acessos. Desenvolvido pela Imprensa Oficial em parceria com a Prodesp, o programa oferece acesso grátis à Internet, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
No posto do Acessa São Paulo, qualquer pessoa pode, gratuitamente, enviar e receber correio eletrônico (e-mail), elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, realizar pesquisas escolares, utilizar serviços de utilidade pública, entre outros.
O infocentro local fica na Rua Tietê, nº 3578, Centro. Os telefones são (17) 3422-8262 e 3422-4601.