Cinco cidades da região de Catanduva terminaram o mês de abril com índice positivo na geração de empregos. Os dados foram divulgados anteontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os municípios de Itajobi, Tabapuã, Santa Adélia e Pindorama fecharam o mês passado com saldos positivos: 51, 101, 231 e 237, respectivamente.
Em Novo Horizonte, apenas um setor dos analisados pelo Caged fechou o mês com valor negativo: o da Construção Civil, com apenas um posto de emprego. Nos demais, houve apenas saldos positivos. O destaque foi a Agropecuária, com saldo de 47. O setor de Serviços Gerais também empregou bastante em Novo Horizonte, com 39 admissões contra 18 desligamentos.
Em Itajobi, o destaque de empregos negativos foi a agropecuária, que contratou apenas quatro pessoas e demitiu outras sete, perfazendo saldo negativo de três.
O maior gerador de empregos foi o comércio, com 26 postos positivos. A Indústria de Transformação gerou saldo de 16.
Em Tabapuã, o maior gerador de empregos foi o setor de Serviços Gerais. No total, foram 96 admissões contra seis desligamentos, tendo saldo de 90. No município, a Indústria de Transformação gerou ainda saldo positivo de oito postos de emprego.
Já em Santa Adélia, a Agropecuária liderou a quantidade de empregos, com saldo de 232. Nos setores da Construção Civil e da Indústria de Transformação foram registradas baixas de um e três postos, respectivamente.
Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, criado pela Lei nº 4.923/65, é um registro administrativo que acompanha e fiscaliza o processo de admissão e dispensa (demissão, aposentadoria, morte) de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em todo o País. As empresas encaminham os dados mensalmente, via internet, ao Ministério do Trabalho e Emprego. As informações referem-se aos municípios e às atividades econômicas.