sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Abes encerra capacitação na Saev Ambiental

Nesta sexta-feira (12), cerca de 20 profissionais capacitados em “Operação de Estações de Tratamento de Água” receberam os certificados de conclusão do curso oferecido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia…

Nesta sexta-feira (12), cerca de 20 profissionais capacitados em “Operação de Estações de Tratamento de Água” receberam os certificados de conclusão do curso oferecido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) em Votuporanga.

A Saev Ambiental foi escolhida para sediar o curso pela segunda vez – a primeira havia sido em maio – por possuir completa estrutura adequada às necessidades do curso, como laboratórios e equipamentos que possibilitam aulas teóricas e práticas.

O curso começou na segunda (8/11) com as aulas do biólogo, José Mauro Fontana Bonucci, que tem pós-graduação em Ecologia e Bioquímica Aplicada e mais de 30 anos de experiência em capacitações.

O grupo também conheceu a ETA (Estação de Tratamento de Água), laboratórios e a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos de Votuporanga).

Entre os participantes, a maioria alunos da Sabesp, de cidades da região, entre elas Olímpia, Fernandópolis e Novo Horizonte, e do Estado de Minas Gerais.

Novos cursos

O diretor da Subsecção de Lins da Abes – regional responsável pelo curso – Nelson Luiz da Silva visitou as instalações da Saev Ambiental no dia do encerramento do curso.

Ele participou da finalização da modulação e se reuniu com o superintendente da autarquia, eng. Marcelo Marin Zeitune. Na oportunidade, eles falaram sobre a possibilidade de realização de novos cursos em Votuporanga, por intermédio da Saev Ambiental.

Meninos Ecológicos

Aproveitando a passagem por Votuporanga, o diretor da Subsecção de Lins da Abes, Nelson Luiz da Silva, visitou o Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” para conhecer o projeto Meninos Ecológicos. Ele faz parte da ONG “Olho d´Água” de Promissão e se interessou em levar o projeto de cultivo de mudas para a cidade.

Ecotudo

O projeto de recebimento de lixo domiciliar foi apresentado ao diretor da Abes pelo superintendente da autarquia, Marcelo Zeitune.

Nelson Luiz da Silva gostou da iniciativa e convidou a Saev Ambiental para participar do Seminário de Resíduos Sólidos, que será realizado em Araçatuba em parceria com o Senac. O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, falará sobre o Ecotudo no dia 26 de novembro.

Notícias relacionadas