terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Abertura do novo curso da FEF tem presença de ilustres

Autoridades, empresários, alunos e professores da FEF e da Unicamp participaram, na última sexta-feira, dia 6 de março, do evento de abertura oficial do curso de Comércio Exterior e Desenvolvimento…

Autoridades, empresários, alunos e professores da FEF e da Unicamp participaram, na última sexta-feira, dia 6 de março, do evento de abertura oficial do curso de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional, possibilitado por meio de um convênio assinado entre a Fundação e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Paulo Nascimento, presidente da FEF, abriu a cerimônia agradecendo a presença dos convidados e parabenizando a FEF e a Unicamp pela parceria. “Tenho certeza de que a Fundação e a Unicamp inovarão e vão formar profissionais especializados neste setor de exportação, possibilitando o desenvolvimento local e incentivando a abertura de novos negócios na região”, disse.

Para o deputado federal Julio Semeghini, um dos convidados especiais da noite, o convênio entre a FEF e a Unicamp vai fazer a diferença na região. “Estamos carentes de profissionais nessa área e a procura é grande no interior de São Paulo. Nossa região precisa de mais profissionais capacitados para impulsionar esse setor, para que o comércio exterior cresça e ajude a fortalecer nossa economia”, argumentou o deputado.

Outro convidado especial da noite foi Luiz Vilar de Siqueira, prefeito de Fernandópolis. Foi durante a gestão de Vilar à frente da FEF que o convênio com a Unicamp foi firmado. “Essa iniciativa partiu de uma conversa que tive há um ano com o Paulo Teixeira, da Unicamp, que é uma universidade de excelência. E o curso de Comércio Exterior é só o começo. Esses profissionais vão se tornar multiplicadores de informações e teremos mão-de-obra especializada nesta área para as empresas que queiram começar a negociar com outros países.”

Paulo Roberto Teixeira Junior, assessor do gabinete do Reitor da Unicamp, representou o reitor José Tadeu Jorge e lembrou a importância da possibilidade de crescimento do comércio exterior na região. “Essa parceria FEF-Unicamp vem se fortalecendo há um ano e esperamos que a região abrace essa oportunidade de crescimento e que a participação direta de cada município envolvido seja efetiva”, salientou o assessor.

O evento contou também com a fala do professor da FEF José Ataídes Nunes, que apresentou os principais conteúdos que o curso vai abordar e dados que mostram como cada município da região poderá contribuir com o desenvolvimento do comércio exterior no Noroeste Paulista. “Esperamos formar especialistas para trabalhar com empreendedores que possam gerar empregos nessa área e trazer empresas para a região. O convênio com a Unicamp vai possibilitar a expansão das cadeias produtivas específicas de cada cidade e ajudará no desenvolvimento de atividades”, afirmou Nunes.

O professor Ulysses Semeghini, do Instituto de Economia da Unicamp, esclareceu que além do curso de comércio exterior, o convênio com a Unicamp também vai realizar um amplo estudo setorizado dos principais componentes da economia da região e propor ações inclusive para a valorização do potencial turístico na região. Ulysses Semeghini também apresentou gráficos sobre importação e exportação na região atualmente.

No sábado, dia 7, as aulas do curso já tiveram início. O primeiro módulo foi ministrado pelo professor Gustavo Zimmermann, do Instituto de Economia da Unicamp. A discussão do primeiro dia de aulas foi sobre a crise econômica mundial.

O curso tem a duração de 128 horas/aula com dois encontros mensais (em sábados alternados) e oferece oito disciplinas de 16 horas cada. Outros temas que também serão tratados são o desenvolvimento econômico regional, aspectos básicos do comércio exterior, sistemática de exportação e importação, competitividade internacional, perspectivas do agronegócio, entre outros.

Notícias relacionadas