A abertura da II Jornada de Medicina da UNIFEV reuniu, na noite de quinta-feira (dia 05), estudantes da graduação, residentes e médicos de Votuporanga e região.
O encontro contou com a aula magna do cirurgião cardíaco Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile, que abordou o tema espiritualidade e medicina. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o médico é responsável pelo bem estar físico, mental, psicossocial e espiritual das pessoas. Nós temos um papel muito grande dentro da sociedade, por isso, devemos sempre olhar não só a doença do paciente, mas também a sua alma”, contou.
Em seguida, o médico cardiologista Prof. Dr. Moacir Godoy ministrou uma palestra sobre a hemodinâmica, que é uma área da medicina que estuda a circulação do sangue. “Hoje, a cardiologia é responsável por 30% dos problemas de saúde do mundo. A evolução dos equipamentos e aparelhos para diagnosticar essas doenças é fundamental para realizarmos um tratamento cada vez mais preciso e eficaz nos pacientes”, disse.
De acordo com o coordenador da graduação Prof. Dr. Mauro Esteves Hernandes, o momento foi de troca de experiências. “A Jornada é uma oportunidade para os alunos, residentes e médicos se atualizarem sobre a cardiologia, com convidados que possuem destaque nacional e internacional”.
Para a estudante do 3º ano de Medicina da UNIFEV Barbara Fagnol, 21 anos, as palestras foram importantes para o seu crescimento profissional. “Gosto muito da espiritualidade que o Dr. Braile falou, é um tema que nós, futuros médicos, não podemos deixar de lado”.
O aluno do 2º ano da graduação Rodrigo Eizo Hara, 19 anos, contou que a cardiologia, tema escolhido para a Jornada, sempre o fascinou. “Nossos professores e, principalmente, o coordenador do curso, sempre nos incentivam a ter mais interesse pela área. Com essas palestras, aprendi ainda mais sobre o tema e ampliei meus conhecimentos”.