Abastecer com etanol em vez de gasolina é vantajoso em 18 dos 27 estados do território nacional, segundo um levantamento realizado em janeiro pela empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log, fornecido ao UOL Carros.
No início deste ano, abastecer com álcool é a melhor opção no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
“O litro da gasolina foi comercializado a R$ 5,75 no período, com redução de 0,35%, ante a primeira quinzena do mês. O etanol também segue em baixa em todo o país”, afirmou o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina. “No fechamento de janeiro, o preço médio do litro foi comercializado a R$ 3,60, com redução de 0,28%, em relação à primeira quinzena de dezembro”, acrescentou.
Pina alertou que o preço da gasolina tende a subir a partir de fevereiro devido ao início da vigência das novas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o que deve resultar no repasse do aumento para os motoristas.
O cálculo para determinar os estados onde o etanol é mais vantajoso baseia-se no Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Este índice considera o custo em reais por quilômetro rodado, levando em conta o preço médio do litro do combustível e o consumo médio.
O consumo é fixado em 8,5 km/l para o álcool e 11,5 km/l para a gasolina, com variações dependendo do veículo.
Deve-se considerar que o combustível de origem vegetal eleva o consumo em aproximadamente 30%, com variação para baixo ou para cima. Por esse motivo, vale a pena utilizar o etanol somente quando a diferença de preço supera percentualmente a redução na autonomia.