Gravações de uma conversa, reveladas ontem pela revista Veja, mostram que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foi coagido a delatar “o que a Polícia Federal queria ouvir”. São declarações fortíssimas (veja abaixo), que revelam a coação e pressão de agentes em busca de respostas convenientes ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. A defesa de Cid negou, ontem mesmo, que o objetivo das declarações dele seja atacar a PF ou desmoralizar o STF.
Vão pedir desculpas?
A grande aposta desta quinta-feira, em Brasília, foi se lula, Janja, ministros e jornalistas pedirão desculpas ou decidirão enfrentar processos judiciais por terem acusado Jair e Michelle Bolsonaro no caso dos móveis?
Michelle reage
“Durante muito tempo esse governo quis atribuir a nós o desaparecimento de móveis do Alvorada, inclusive insinuando que eles teriam sido furtados na nossa gestão. Na verdade, eles sempre souberam que isso era uma mentira.” Frase de Michelle Bolsonaro, em nota na internet, ao anunciar que vai processar todos os envolvidos nas acusações.
A proteção
Há quem aposte que, mesmo virando caso judicial, as acusações do casal real contra os Bolsonaros não dará em nada. Afinal, governo e e STF são, hoje, a mesma coisa. O casal real, inclusive, não será obrigado a devolver os R$ 196 mil gastos a toa com a compra de móveis de alto luxo, sem licitação.
Folgados
O clima de Semana Santa já contaminou o Congresso. Ontem, por mais que 425 parlamentares tenham registrado presença no sistema eletrônico, na Casa havia menos de 30 deles. Agora, com o feriado da semana que vem, a turminha já decidiu que volta a Brasília só em abril.
De saída
A quase ex-ministra Nísia Trindade (Saúde) já tem um substituto à sua altura para chefiar a pasta. É Alexandre Padilha, outro que não acertou em quase tudo o que fez na articulação política do Planalto com o Congresso. Ou seja, uma troca do tipo seis por meia dúzia.
Em segredo
Por 100 anos nenhum brasileiro terá acesso a milhares de documentos do governo lula. Foi isso o que o chefe decretou, nesta semana, incluindo dados da agenda de Janja, suas viagens, contatos, etc. O mesmo vale para os policiais que estavam de serviço no dia 8 de janeiro de 2023, o dia da invasão dos prédios de Brasília. Ou seja, o que o petista condenava de Bolsonaro, em 2018, faz ainda pior agora.
Derretimento
Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta, mostra ainda mais o derretimento do governo comunista de lula. A avaliação negativa aumentou de 30 para 33% em três meses. O total de pessoas que achavam o governo mais ou menos caiu de 38 para 35%.
De costas
Centenas de estudantes saíram sem demora do local onde lula lançava, ontem, o Plano Juventude Negra Viva, em Ceilândia (DF), exatamente na hora em que o chefe discursava. A imprensa do governo disse que eles tinham que pegar um ônibus.
Pior que Dilma
O Brasil registrou um total de 2.010.869 de casos prováveis de dengue nesta quinta. Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmadas 682 mortes e 1.042 pessoas estão em investigação. É o cenário mais negativo da doença neste século, acima dos 1,6 milhão de casos de 2015, quando Dilma Rousseff era presidente.
Enquanto isso…
Bolsonaro irá a Fortaleza no dia 11 de abril para participar do lançamento da pré-candidatura do deputado federal André Fernandes à prefeitura da capital cearense pelo Partido Liberal.
Em Israel
O deputado federal pastor Marco Feliciano (PL-SP) se encontrou, ontem, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv. Foi o terceiro político da oposição a lula recebido por Bibi em uma semana. Na conversa, o deputado disse que lula representa o Brasil O primeiro-ministro respondeu: “com certeza”.
Cadê o Xandão?
O super ministro-chefe do STF se finge de morto, mesmo sabendo do escândalo da ministra Margareth Menezes (Cultura), que recebeu dinheiro público para fazer shows em várias cidades, no final de 2022, quando já havia sido anunciada como escolhida de lula para o cargo, em em 2023, quando já estava no cargo. Todo mundo pensava que Alexandre de Moraes daria 24 horas para ela e lula explicarem tudo. Sqn!
Eles não desistem
Dias Toffoli, do STF, determinou que a PF aprofunde as investigações dos “atos de hostilidade” alegados por Alexandre de Moraes e seus familiares no aeroporto de Roma (Itália), em junho de 2023. Imagens do circuito interno do aeroporto dizem exatamente o contrário. Mas… alimente-se a narrativa e tudo bem.
Mijando no poste
Flávio Dino, do STF, negou recurso da defesa de Bolsonaro para anular a condenação, pelo TSE, ao pagamento de multa de R$ 70 mil por impulsionamento ilegal de propaganda, na campanha eleitoral de 2022. Nada mais óbvio.
Dinheiro do povo
Enquanto o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) torra milhões de reais na ineficiente operação de caça a dois bandidos que, ajudados, é claro, fugiram da penitenciária de “segurança máxima” de Mossoró (RN), o Poder Judiciário e as secretarias estaduais de segurança mantêm nas ruas quase 500 mil bandidos com mandado de prisão em aberto.
FRASES
Do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, sobre o conteúdo de delação premiada tomada pela Polícia Federal em investigações que envolvem o ex-presidente. Ontem, em gravações reveladas pela revista Veja.
“Eles (os policiais) queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu. Você pode falar o que quiser. Eles não aceitavam e discutiam. E discutiam que a minha versão não era a verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo.”
“O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação.
“Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta, acho que essa é a grande verdade. Ele já tem a sentença dele pronta. Só tá esperando passar um tempo. O momento que ele achar conveniente, denuncia todo mundo, o PGR acata, aceita e ele prende todo mundo.”