A cada 10 casas visitadas por agentes de saúde em Votuporanga, no interior de São Paulo, cinco estão infestadas com larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
O Índice Breteau (IB), valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências, e serve como referência para medir o nível de infestação do mosquito, foi divulgado nesta terça-feira (30), pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os dados divulgados hoje mostram o percentual de 389 novos casos positivos de dengue – destes, 6 são tipo 3 (DENV3). No ano passado o percentual foi de 50 casos positivos, com quatro casos tipo 3, considerado raro e que não circulava no Brasil há 15 anos.
A primeira vítima a perder a vida para a dengue na cidade em 2024, é uma idosa de 71 anos, do bairro São Cosme. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda não está confirmado qual tipo de vírus ela contraiu.
Falando sobre chikungunya, Votuporanga contabiliza um caso positivo e quatro aguardam resultado de exames.
Dando continuidade às ações de combate à dengue, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga inicia hoje, e segue até quinta (1º), a nebulização veicular noturna nos bairros Matarazzo, Estação, Monte Alto e Palmeiras I. O trabalho consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
NEBULIZAÇÃO
A nebulização ocorre das 18h às 22h, antes disso, a população recebe, através do carro de som que transita pelas ruas dos bairros, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra orientação que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.
Neste ano, a Secretaria da Saúde já realizou essa ação em outros bairros como Parque das Nações, Residencial Morini, Jardim Alvorada, São João e Cecap 1. E na semana que vem a previsão é fazer no bairro Vila América.
PREVENÇÃO
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor.
É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.