Com o início do verão, estação de muitas chuvas, cresce a possibilidade de desenvolvimento e proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). Por isso, a Equipe Municipal de Combate à Dengue pede para que toda a população redobre os cuidados em suas residências, não deixando nenhum recipiente que possa acumular água e não esquecer de verificar, também, lajes e calhas, que se estiverem entupidas, podem acumular água das chuvas.
Outro fator que preocupa são os meses de dezembro e janeiro, nos quais as pessoas viajam, fazendo com que vasos sanitários e ralos dos banheiros, que ficam sem uso, tornem-se criadouros do mosquito. Portanto, vale dar um alerta para quem for viajar e a residência for ficar fechada:
– Coloque água sanitária nos ralos e vasos sanitários e os deixe tampados;
– Verifique se não vai ficar no quintal nenhum recipiente que possa acumular água como tambor de lixo, garrafas, brinquedos, entre outros.
Também é importante ressaltar às pessoas que forem viajar para áreas de transmissão da doença, que em qualquer sinal de febre alta, dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas na pele, entre outros sintomas, deve procurar o Centro de Saúde, pois, quanto mais rápido se iniciar o tratamento, melhor.
Vamos todos fazer a nossa parte, para que nos próximos anos não tenhamos nenhum caso de Dengue em nosso município.
Vanessa Luzia da Silva
Profissional de I.E.C
Aderj em parceria com Prefeitura
Municipal de Jales