sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

A 5 mil km de distância, médico opera câncer de paciente usando robô

Médicos de Xangai realizaram uma operação remota de câncer no pulmão de uma paciente a 5 mil km de distância, na província de Casgar, utilizando robôs cirúrgicos. A paciente, uma…

Médicos de Xangai realizaram uma operação remota de câncer no pulmão de uma paciente a 5 mil km de distância, na província de Casgar, utilizando robôs cirúrgicos. A paciente, uma mulher de meia-idade com um nódulo crescente no pulmão direito, foi internada no Second People’s Hospital, em Casgar.

Após uma consulta por chamada de vídeo com a paciente, Luo e sua equipe a selecionaram para a cirurgia remota. Durante a operação, que durou uma hora e transcorreu sem problemas, Luo manipulou os braços robóticos em tempo real a partir de Xangai, enquanto Chen Tianxiang, cirurgião torácico, liderava uma equipe em Casgar para coordenar o procedimento.

Segundo Luo Qingquan, chefe do departamento de oncologia do Hospital Torácico de Xangai, o sucesso da operação demonstra que a tecnologia de cirurgia robótica superou limitações espaciais, permitindo que pacientes de áreas remotas tenham acesso a serviços médicos de primeira linha sem precisar viajar para grandes cidades. A tecnologia foi desenvolvida pelo grupo Shanghai MicroPort MedBot.

Notícias relacionadas