sábado, 28 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Segunda fase desmantela quadrilha especializada em furto de tratores

Após sete meses de um intenso trabalho investigativo, a Polícia Civil de Indiaporã deflagrou na manhã de hoje (13/06) a segunda fase da Operação Porteira Fechada. A ação, que contou…

Após sete meses de um intenso trabalho investigativo, a Polícia Civil de Indiaporã deflagrou na manhã de hoje (13/06) a segunda fase da Operação Porteira Fechada. A ação, que contou com a participação de diversas equipes policiais, visou desarticular uma organização criminosa (ORCRIM) especializada no furto de tratores, transporte interestadual e crimes tributários, que causava sérios prejuízos ao agronegócio paulista.

A investigação, iniciada em dezembro de 2023 após o furto de um trator pá carregadeira avaliado em R$ 350.000,00, revelou a atuação de um grupo criminoso que, nos últimos 12 meses, foi responsável pelo furto de ao menos 12 tratores, causando um prejuízo total de mais de R$ 3.600.000,00.
As apurações, conduzidas pela equipe da Delegacia de Polícia de Indiaporã, com o apoio da inteligência da PCSP do D5, identificaram que a ORCRIM atuava desde 2021, com alguns integrantes já envolvidos em crimes semelhantes há mais de 10 anos.

O grupo atuava de forma organizada, dividindo tarefas e funções entre seus membros. O modus operandi consistia na subtração dos tratores em propriedades rurais, muitas vezes durante a noite, para então transportá-los para outros estados da federação. Em alguns casos, os criminosos emitiam notas fiscais eletrônicas fraudulentas para mascarar a origem dos veículos.

Para interromper o ciclo criminoso e garantir a segurança no campo, a Polícia Civil representou e obteve na Justiça 7 mandados, sendo 5 de prisão preventiva e 2 de busca e apreensão.

Na manhã desta quinta-feira, dia 13, as equipes policiais deram cumprimento aos mandados, realizando buscas em residências nas regiões de Tanabi, Fernandópolis, Guaribá e Pitangueiras. Na ação, foram apreendidos 2 celulares e 3 indivíduos foram presos preventivamente.

Notícias relacionadas