Um dos nomes mais importantes da história do América de Rio Preto faleceu nesta segunda-feira (7). O ex-zagueiro Fábio Zambiasi morreu aos 55 anos após sofrer um acidente de trabalho. O ex-jogador trabalhava com extração de madeira em propriedade em Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul, quando foi atingido pela queda de uma árvore e não resistiu.
Zambiasi chegou ao América em 1998 depois ter sido ídolo no Coritiba, onde ficou por três temporadas. No clube paranaense foram 144 jogos e 18 gols marcados, sendo terceiro maior zagueiro artilheiro do Coxa. Já no Rubro, o jogador se tornou um dos pilares da equipe que conquistou a Série A2 do Campeonato Paulista de 1999.
O grande momento de Zambiasi com a camisa do América foi na final contra a Ponte Preta. Diante de um Teixeirão lotado, o zagueiro aproveitou um cruzamento na cobrança de escanteio pela esquerda e marcou de cabeça o gol de empate do Rubro contra a Ponte Preta. O resultado em um a um garantiu o título da A2 ao América daquele ano, já que o time tinha a vantagem do empate por ter melhor campanha que a equipe de Campinas, além do retorno para a elite. Esse foi o último título do time profissional do América.
“Nós lamentamos profundamente o que aconteceu com o Zambiasi que foi um grande personagem da história do América. Vamos decretar três dias de luto”, afirmou o presidente do América, Luiz Donizette Prieto, o Italiano.
Depois da passagem pelo América, Zambiasi também jogou pelo Avaí, Iraty e se aposentou em 2003 no São José-RS.