O ex-BBB Matteus Amaral foi denunciado por falsidade ideológica após o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) confirmar que ele ingressou no curso de Engenharia Agrônoma por cotas. A denúncia foi feita pelo ativista Antonio Isuperio, que trabalha em uma instituição internacional de Direitos Humanos, ao Ministério Público. As informações são do colunista Gabriel Perline, do site Contigo!.
Isuperio alegou que o ex-BBB cometeu o crime de falsidade ideológica ao se inscrever na universidade por meio do sistema de cotas e pediu a prisão de Matteus. O ativista ainda solicitou que a instituição seja investigada.
“Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideológica para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica”, declarou.
A denúncia foi feita com base no Decreto-Lei nº 2.848 e no artigo 299 do Código Penal: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.