sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Clone do WhatsApp faz usuários serem banidos do aplicativo

O WhatsApp GB, como vem sendo chamado, é uma espécie de ‘clone’ do aplicativo original e oferece funções extras, como agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online…

O WhatsApp GB, como vem sendo chamado, é uma espécie de ‘clone’ do aplicativo original e oferece funções extras, como agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.

Segundo as publicações no Twitter, a plataforma está bloqueando contas que acessarem a versão alternativa do aplicativo. O WhatsApp GB está, inclusive, entre os assuntos mais comentados na rede social.

A versão clonada está disponível somente para celulares Android e, para o usuário ter acesso, é preciso baixa-lo fora loja oficial de aplicativos do Google, a Play Store. Só pelo fato de não estar disponível na loja oficial, já configura um risco para a segurança dos usuários, apontam especialistas em artigos publicados na internet.

“Os aplicativos não compatíveis [como o WhatsApp GB] são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos termos de serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, explica a companhia em comunicado oficial.

A Meta, empresa que desenvolveu o WhatsApp original justifica a falta de suporte dizendo que não consegue garantir a segurança desse tipo de aplicativo alternativo. “Não existe nenhuma outra versão oficial do aplicativo a não ser o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business. As duas estão disponíveis nas lojas de aplicativos de Google e Apple. Ainda é possível acessar o comunicador pela internet na versão Web”, detalha o comunicado.

Contas banidas

De acordo com as páginas de ajuda do WhatsApp, usuários que receberam a mensagem de “temporariamente banido” podem mudar para a versão oficial do aplicativo para restabelecer sua conexão.

Quem continuar usando o WhatsApp GB ou semelhante pode ser banido de forma permanente. A empresa também recomenda que os usuários façam um backup do histórico de suas conversas antes da migração.

Notícias relacionadas