A vereadora Ana Carolina Lima Amador (MDB) foi inocentada pela Justiça da acusação de injúria racial contra o vereador Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil). A decisão, proferida no último sábado (22), absolveu a vereadora por falta de provas concretas de que ela teria usado a expressão “gorila” para se referir ao colega.
Acusação e investigação
Em janeiro de 2023, durante uma conversa com uma funcionária da Câmara Municipal de Jales após uma sessão para formação da mesa diretora, a vereadora teria chamado Vanderlei de “gorila”. A denúncia do Ministério Público (MP) contra Ana Carolina foi baseada em relatos de testemunhas, já que não há gravações da conversa.
Processo e absolvição
Em maio de 2023, a Justiça aceitou a denúncia do MP e deu início à investigação contra Ana Carolina. Durante o processo, o MP retirou a denúncia, mas o caso continuou tramitando.
Após analisar as provas, o Tribunal de Justiça concluiu que não havia elementos suficientes para condenar a vereadora. A decisão é irrecorrível, o que significa que não cabe mais recurso.