sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Três destinos para curtir o verão no Nordeste do Brasil

O verão já está virando a esquina e para os amantes de praia é hora de planejar a as próximas férias e colocar o pé na areia. Em destinos do…

O verão já está virando a esquina e para os amantes de praia é hora de planejar a as próximas férias e colocar o pé na areia. Em destinos do Nordeste do Brasil, como as capitais Natal (RN), Maceió (AL) e Fortaleza (CE), ou em praias paradisíacas destes respectivos estados, como Pipa, Maragogi e Jericoacoara , você pode sentir a brisa do mar, entrar em contato com a natureza e ter uma ótima estadia para relaxar.

Pipa, Rio Grande do Norte

Em Pipa, a cerca de 80 quilômetros ao sul de Natal, os viajantes encontrarão praias exuberantes como a Praia do Amor, Baía dos Gofinhos e Praia de Sibaúma, além de charmosas lojas, bares e restaurantes. A cidade mantém o espírito rústico-chique, que combina tão bem com suas falésias avermelhadas e a presença de golfinhos.

A designação de uma grande área de Mata Atlântica como Área de Proteção Ambientalajudou a manter Pipa preservada. A área verde da mata que circunda as praias de Pipa é justamente o seu traço mais bonito e diferenciado.

A praia mais famosa é a Praia do Amor, com seu formato de coração. A região é própria para o surfe por suas altas ondas, mas você pode chegar caminhando pela areia até as piscinas naturais que se formam na maré baixa.

A Praia Baía dos Golfinhos, sem ondas, é repleta de guarda-sóis e espreguiçadeiras onde os visitantes apreciam coquetéis tropicais enquanto esperam pelos golfinhos que aparecemsempre de manhã.

O Santuário Ecológico, reserva florestal de Pipa, conta com 16 trilhas para explorar a mata e vários mirantes. E do outro lado do santuário, a Praia do Madeiro, em estado selvagem, é rodeada de falésias e palmeiras. Há vans e ônibus que saem de Pipa ou Tibau do Sul – a cidadezinha próxima a Pipa – que chegam em alguns minutos. Mas você pode alugar um carro em Natal para explorar melhor todo este circuito.

À noite, a Av. Baía dos Golfinhos é como um calçadão a céu aberto. Nela estão a maioria dos restaurantes e bares com música ao vivo, alguns à luz de velas, e a feira de artesanato. Diversão garantida para os visitantes depois de um dia de aventuras na praia e na natureza.

Maragogi, Alagoas

Conhecida como “o Caribe brasileiro”, por ter as águas mais azuis do Brasil, Maragogi está a menos de duas horas de Maceió, capital de Alagoas. O lugar é famoso por suas praias com piscinas naturais cristalinas, como Porto das Pedras, São Miguel dos Milagres e Japaratinga.

A areia branca, o mar de águas mornas e a natureza exuberante com clima agradável durante todo o ano o ano todo fazem de Maragogi um destino muito cobiçado no Nordeste. Destaca-se também a prática de snorkeling para observar os inúmeros peixes coloridos.

As praias mais bonitas são Antunes e Barra Grande, a poucos quilômetros do centro de Maragogi. E nesta última praia, quando a maré está baixa, forma-se um banco de areia no meio do mar, chamado de “Caminho de Moisés”. Nesta faixa de areia estreita que atravessa águas rasas são instalados balanços e redes – um lugar para as melhores fotos da viagem.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara, ou como é carinhosamente conhecida, Jeri, foi por muito tempo um destino mítico, cujo charme residia na dificuldade de acesso ao local e na relativa firmeza com que alguns de seus habitantes conseguiam defender a cidade do assédio do turismo em massa.

Mas mesmo que nos últimos anos tenha havido uma expansão turística, ainda assim Jeri é um lugar que vale a pena conhecer, pois mantém as características rústicas de uma típica vila de pescadores.Todos que visitam Jericoacoara devem pagar uma “taxa de turismo sustentável”, que foi implantada em de 2017.

Na região, é possível visitar dunas e lagoas, além do Mangue Seco de Jericoacoara, um berçário natural imperdível que fica emGuriú, onde o rio encontra o mar. Para um passeio a pé, a Pedra Furada é um local único onde você também pode ter a foto perfeita de sua viagem.

A região é Área de Proteção Ambiental e tornou-se Parque Nacional em 2002. O parque foi criado para proteger e preservar todo o ecossistema costeiro, certificando a conservação de seus recursos naturais e permitindo pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.

Notícias relacionadas