A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) incluiu o imunizante influenza quadrivalente de alta dose, principalmente para imunossuprimidos, no calendário de vacinação para idosos a partir de 60 anos.
Com indicação para a prevenção da doença causada por cepas de influenza A e B em pessoas a partir desta faixa-etária, a vacina apresenta quatro vezes mais antígeno (componente ativo) e, por isso, fornece resposta imune superior contra os casos de gripe na população idosa, bem como apresenta benefícios contra as graves complicações da doença.
A SBIm também orienta que, mesmo com a recomendação preferencial da quadrivalente de alta concentração para o público elegível, caso não seja possível, é importante que as pessoas procurem a prevenção com qualquer outra vacina influenza disponível e indicada para a idade e/ou condição clínica.
A atualização da recomendação visa protegê-los ainda mais de uma doença que pode causar consequências graves e imprevisíveis, uma vez que com o envelhecimento o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado de imunossenescência.