sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura inaugura Centro de Referência Social

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugura amanhã, sexta-feira (04/08), às 17 horas, um dos Centros de Referência de Assistente Social (Cras) de Votuporanga…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugura amanhã, sexta-feira (04/08), às 17 horas, um dos Centros de Referência de Assistente Social (Cras) de Votuporanga na Zona Norte, que fica na rua cinco, nº 1866, no antigo Centro de Convivência Infantil da Juventude (CCIJ) do Jaboticabeiras.
Serão implantados dois CRAS na cidade. A outra unidade fica na Zona Sul e será inaugurada no dia 11 de agosto, às 17 horas, no (CCIJ) do bairro São João. A Prefeitura investiu com recursos próprios na sede da Zona Norte, até o momento, cerca de R$ 70 mil na reforma e ampliação, aquisição de móveis, computadores, composição da equipe de trabalho e outros.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali, o objetivo dos Centros de Referência é centralizar as ações sociais que visam atender famílias em situação de vulnerabilidade e risco social com programas e projetos sociais, nas áreas de saúde, educação, habitação, esporte, cultura, lazer, trabalho, entre outros.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão as entrevistas familiares e visitas domiciliares, campanhas sócio-educativas, reuniões e ações comunitárias, cursos de geração de renda, capacitações e palestras. Os profissionais responsáveis dividem-se entre um coordenador (Assistente Social), psicólogo, educador um funcionário para serviço gerais e estagiários de Serviço Social.
O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Adriano Borges, ressalta mais esta realização em que Votuporanga coloca-se à frente de muitos municípios do Estado. Segundo ele o Cras faz parte da nova Política de Assistência Social, que está projetando em todo território nacional por meio do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “Isso vai proporcionar uma rede de atendimento social integrada às demais secretarias como saúde, educação, cujo objetivo, é garantir o bem estar físico, psíquico e social da população”, esclarece.
Os programas a serem executados e que já estão em funcionamento desde junho deste ano são: Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Agente Jovem e suas atividades complementares como o Programa Saúde Integral dos Adolescentes/ PROSAD da Secretaria Municipal de Saúde, aulas de teatro disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, aulas atividades física de Curso Profissionalizantes de Secretariado, auxiliar de vendas, auxiliar de escritório e auxiliar de departamento de vendas pela Unifev – Centro Universitário de Votuporanga.
Até o final de agosto será implantado o Bolsa Família, com projetos complementares e a criação de uma cozinha, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade para realização de cursos de confeitaria e outros derivados para culinária. “A intenção é que todos os programas funcionem no mesmo local”, diz Alfagali.
Entretanto, o secretário esclarece que todos os projetos sociais que são desenvolvidos pela Prefeitura continuarão à disposição da população. A única mudança é que com a implantação do Cras as pessoas que vivem em situação de pobreza serão atendidas em seus próprios bairros, com trabalhos voltados para suas reais necessidades.
A sede da Zona Norte compreende uma área de abrangência circunscrita no Bairro Jabuticabeiras e outra unidade da zona Sul a área de abrangência inclui os Bairros São João, Estação e Matarazzo.

Notícias relacionadas