sábado, 21 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

População é orientada sobre o bom e o mau colesterol

Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. O que muitas pessoas não sabem é…

Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. O que muitas pessoas não sabem é que existe o “bom” e o “mau” colesterol, denominados HDL e LDL, respectivamente. E o aumento do “bom” colesterol (HDL), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, é fundamental para evitar doenças cardiovasculares.
O LDL (mau colesterol), quando acumulado em excesso, é responsável pelo surgimento de placas de gorduras nas paredes das artérias, que podem romper-se e provocar o infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Já o HDL tem efeito inverso, exercendo função de limpeza das artérias e reduzindo significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
“Mesmo quando o paciente apresenta níveis satisfatórios de LDL, ou mau colesterol, é importante que o nível do bom colesterol, HDL, continue em alta, o que diminui sensivelmente os riscos de infartos e derrames”, afirma Jairo Lins Borges, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, hospital estadual referência em cardiologia para todo o Brasil.
Dieta rica em alimentos com ácidos graxos monoinsaturados, como o azeite de oliva e óleo de canola, abandono do tabagismo, controle de diabetes, exercícios físicos e, se for o caso, medicamentos contribuem para o aumento do HDL no sangue. A recomendação é sempre procurar avaliação médica. O tratamento adequado para cada caso e o acompanhamento do colesterol deve ser realizado por um cardiologista.
A Secretaria de Estado da Saúde tem os dois maiores institutos de cardiologia do Brasil. São o Dante Pazzanese e o Incor, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ambos são referência para toda a América Latina em atendimento de qualidade. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera.

Notícias relacionadas