Rio Preto é uma das cidades do interior que terão apoio do helicóptero do Exército para o transporte de homens da tropa de choque em eventuais ações comandadas pelo crime organizado.
Rebeliões em penitenciárias do Estado estão previstas para este final de semana e por isso o governo federal pediu apoio. Para o comando da Polícia Militar, diz que o apoio das Forças Armadas é essencial.
A Secretaria de Segurança Pública mapeou os principais alvos do crime organizado e constatou que há “simpatizantes” e líderes do PCC em presídios da região. Delegados e o comando do 16º Batalhão da PM de Fernandópolis estão alertas para a possibilidade de ataques e anunciam que normas de segurança serão adotadas nos próximos dias.
Além disso, agentes da Polícia Civil vão acompanhar o dia-a-dia de presos liberados pela Justiça para a passagem do Dia dos Pais com as famílias. Há uma previsão de que 30 detentos do Instituto Penal Agrícola de Rio Preto sejam autorizados a visitar familiares em cidades ligadas à Delegacia Seccional de Fernandópolis.
A Justiça liberou 685 reeducandos do IPA para a saída temporária do Dia dos Pais durante quatro dias. Na saída para o Dia das Mães, em maio, um reeducando e um ladrão roubaram R$ 500 reais de uma casa lotérica, em Rio Preto. Outros seis foram flagrados em uma casa com um quilo de maconha e um quilo de crack e uma agenda com telefones e endereços de pessoas que comprariam a droga.
Os crimes cometidos por detentos liberados e a onda de ataques do PCC amedrontam a população e colocam as autoridades em situação complicada.