Produtores rurais da Estância Turística de Santa Fé do Sul estiveram reunidos na segunda-feira (4), em Jales, com o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, para cobrarem uma resposta da reivindicação feita há cerca de um mês, quando solicitaram a mudança no sistema de erradicação do cancro cítrico. O prefeito Itamar Borges participou da reunião junto com vereador Aniceto Facione, produtores e técnicos.
Atualmente, quando é detectado cancro cítrico em um pé de laranja, 30 metros ao redor da planta contaminada devem ser eliminados. O sistema de erradicação funciona dessa forma porque não há controle químico da doença. Segundo os técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, dessa medida deve ser tomada porque a bactéria causadora do cancro cítrico atacada todas as variedades e espécies de citros e espalha de forma fácil.
Os produtores reivindicaram que somente a planta contaminada seja eliminada, e não 30 metros de plantação ao redor. Os produtores alegaram que, da forma como é feita hoje a erradicação, os pequenos produtores sofrem um grande prejuízo, já que muitos deles, ao erradicarem os 30 metros ao redor da planta contaminada, acabam erradicando todo o pomar.
Filho explicou que não é possível fazer essa alteração, mas se comprometeu a instalar uma equipe de estudos em algumas propriedades da região para avaliar se há condições de mudar o atual sistema.