sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alojamento tem sala de fisioterapia para atletas

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – Atletas da delegação de Votuporanga receberam durante os 70.° Jogos Abertos do Interior de São Bernardo do Campo um tratamento especial na área de saúde….

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – Atletas da delegação de Votuporanga receberam durante os 70.° Jogos Abertos do Interior de São Bernardo do Campo um tratamento especial na área de saúde. A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, disponibilizou para os jogadores um departamento de fisioterapia para tratar as lesões dos atletas durante a competição, o que proporcionou um melhoramento no rendimento físico e no desempenho das equipes.

Segundo o diretor da divisão de esportes, André Luís de Freitas Oliveira, Jalinho, é uma iniciativa em benefícios aos atletas. Em muitas competições, como em São Bernardo do Campo, é oferecido suporte médico e fisioterápico às delegações, mas Votuporanga optou por criar uma estrutura exclusiva para dar um melhor acompanhamento aos jogadores. “A nossa estrutura ajuda os competidores em suas lesões durante as partidas. Esse é o nosso objetivo”, afirmou.

A responsabilidade do departamento é dos fisioterapeutas Thiago Gomes Figueira e Jaqueline de Souza Crusca, que deslocaram parte da estrutura da clínica em Votuporanga para o alojamento em São Bernardo. Com experiência em Jogos desde 2001, eles acompanham a delegação de Votuporanga desde os Jogos Regionais de Santa Fé do Sul, em 2004.

De acordo com Figueira, a fisioterapia dá um melhor suporte ao atleta e proporciona uma recuperação mais ágil das lesões pós-jogo. O departamento em São Bernardo conta com aparelhos como o de ultra-som, infra-vermelho, tens/fes e corrente russa, além de medicamentos tópicos.

Ele conta que as lesões mais apresentadas pelos atletas são musculares e entorses, que com a fisioterapia os efeitos da contusão são minimizados. “Sem a fisioterapia, dificilmente ele conseguiria jogar a sua próxima partida”, disse.

Os fisioterapeutas também fazem acompanhamento em campo das modalidades que apresentam maior risco de lesão, como vôlei, futsal, artes marciais, entre outras. No local, o profissional constata a possibilidade do retorno ou não do atleta lesionado à partida, ou então, realiza o atendimento de primeiros socorros, possibilitando a continuidade dele no jogo.

Notícias relacionadas