sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secez acompanha alunos em passeata contra dengue

A equipe do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes) da Prefeitura de Votuporanga acompanhará os alunos da Escola Estadual “Profº Cícero Barbosa Lima Júnior”, nesta quinta-feira (28/09), às…

A equipe do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes) da Prefeitura de Votuporanga acompanhará os alunos da Escola Estadual “Profº Cícero Barbosa Lima Júnior”, nesta quinta-feira (28/09), às 13h30, numa passeata que eles farão ao redor da escola para conscientizar sobre o mosquito da dengue.

A atividade finalizará o projeto “Fora dengue”, iniciado no mês de agosto. A responsável pelo setor de informação, educação e comunicação da Secez, Eliane Detomini, ministrou palestra sobre o tema, em seguida, os alunos desenvolveram trabalhos juntamente com os professores de História, Ciências e Português, confeccionando textos reflexivos, painéis, cartazes e encenação de peças teatrais. “Nossa proposta é trabalhar, através dos alunos, com os familiares deles e seus respectivos vizinhos”, esclarece a coordenadora pedagógica da escola Sirlei Augusto de Oliveira.

A escolha pelos alunos das 5ª séries se deu pelo fato de que eles trazem resultados muito positivos, segundo a coordenadora. “Eles envolvem toda família no processo e isso é muito importante, além de serem multiplicadores potenciais de informações”, diz.

Para finalizar o projeto, os alunos tiveram a idéia de fazer uma mobilização na região da escola e, durante o ato, distribuírem panfletos que eles próprios confeccionaram, alertando a população sobre o problema.

Integrantes da equipe da Secez irão vestidos de mosquitos da dengue para ilustrar o movimento, com faixa e bexigas. “Que este movimento seja um exemplo para incentivar outras escolas a desenvolverem campanhas de conscientização, fazendo com que as crianças entrem em contato com causas importantes”, explica Eliane.

Orientação
O Secez, além de fazer orientações, durante as visitas nos domicílios residenciais, nos condomínios e comércio da cidade, também ministra palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares, quando convidadas, com objetivo de orientar as crianças sobre o mosquito da dengue, quais os cuidados a serem tomados e qual o papel de cada um diante da situação.

Notícias relacionadas