sábado, 9 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MEC pretende baixar juros do Fies

De Brasília, A taxa de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies, pode baixar. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, vai pedir ao Conselho Monetário…

De Brasília,

A taxa de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies, pode baixar. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, vai pedir ao Conselho Monetário Nacional a redução dos juros do programa que financia estudantes das universidades particulares. Hoje, o Fies opera com juros de nove por cento ao ano. Segundo o ministro Haddad, a redução dos juros é viável, em virtude das reduções da inflação e da taxa de juros Selic. A ressalva é que, além da autorização do Conselho, a mudança também precisa ser aprovada no Congresso Nacional. O ministro acredita que ao diminuir os juros, a taxa de inadimplência no Fies cairá. Atualmente, vinte e três por cento do total de 381 mil contratos ativos estão inadimplentes. Nesta semana, o Ministério da Educação também anunciou a oferta de cem mil novos financiamentos no segundo semestre deste ano. Em 2005, cento e trinta mil estudantes disputaram uma vaga. De acordo com o ministro, a demanda pelo Fies diminui a cada ano. Com isso, Haddad espera atender toda a procura pelo financiamento estudantil neste ano.

A demanda pelo financiamento estudantil vem caindo porque a procura por bolsas de estudos do ProUni tem aumentado. O ProUni tem absorvido jovens de baixa e média renda. E o Fies está sendo destinado para um público de perfil mais adequado a contratos de financiamento.

O ministro destacou que os bolsistas do Programa Universidade para Todos, ProUni, podem financiar pelo Fies mais 25 por cento do valor da mensalidade, além da bolsa oferecida pelo programa. Estes estudantes têm a vaga garantida, desde que estejam com os documentos em dia. Os universitários selecionados pelo Fies terão até 50 por cento de suas mensalidades financiadas. O benefício é retroativo ao segundo semestre deste ano. As inscrições serão feitas em duas etapas. O prazo dado aos beneficiários do ProUni é entre os dias 6 e 19 de novembro. Os outros candidatos terão até o dia 26 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição na página eletrônica da Caixa Econômica Federal. O endereço é www3.caixa.gov.br/fies. A classificação dos candidatos é baseada em critérios sócio-econômicos.

Notícias relacionadas