sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza pesquisa para facilitar exportações

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, com o apoio da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo…

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, com o apoio da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo começa no dia 16 e segue até 30 de outubro uma pesquisa junto às empresas que exportam ou já exerceram a atividade exportadora no município.

A pesquisa faz parte das atividades preparatórias para a inauguração da Sala de Negócios Internacionais e tem por objetivo a elaboração de um estudo que identificará o perfil dos produtos que são exportados e as dificuldades que as empresas encontram. A partir desse estudo, será possível elaborar um plano de ações, como cursos de capacitação e até mesmo serviços especializados voltados às empresas que já exportam e para aquelas que tenham o desejo de se inserir no comércio internacional.

Segundo Fernando Moretti, coordenador de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais da Secretaria, responsável pela pesquisa, o estudo é de fundamental importância para nortear os trabalhos da Sala de Negócios Internacionais e assim oferecer informações e serviços importantes que atendam as necessidades dos empresários.

A Sala de Negócios Internacionais é um serviço que busca facilitar as exportações para todas as micro, pequenas e médias empresas do município que pretendem iniciar esse tipo de atividade, por meio do acesso às informações, operações e estratégias, proporcionando condições vantajosas de exportação e permitindo melhorias substanciais na competitividade internacional.

Márcio Sansão, secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, afirma que o alto nível dos parceiros da Sala de Negócios Internacionais garante maior viabilidade e melhor estruturação dos projetos. “O papel principal dos parceiros é fornecer às empresas consultoria, assessoria e módulos de capacitação para conscientizar, facilitar e apoiar os empresários, atingindo suas exigências e apoiando suas atividades exportadoras”, diz o secretário.

O prefeito Edinho Araújo ressalta que Rio Preto se destaca como município empreendedor ao preparar suas empresas para ingressar no mercado internacional. “O Poder Público, junto com seus parceiros, ao difundir a cultura exportadora, cria situações propícias para a realização de negócios, beneficiando a população com a geração de mais empregos e mais desenvolvimento”, diz Edinho.

A Sala de Negócios Internacionais funcionará na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (avenida Alberto Andaló, 2.961). O espaço possui auditório para workshops e treinamentos, salas para recepcionar e atender aos empresários e salas de administração. Os serviços serão oferecidos por meio de parcerias públicas e privadas com a garantia de trazer informações e instrumentos de qualidade para estimular e apoiar as exportações.

Notícias relacionadas