sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Nova linha de crédito vai beneficiar associações de catadores

Trabalho Associações e cooperativas de catadores de lixo terão acesso a linhas de crédito para investimento em coleta seletiva. Na noite desta quarta-feira, em solenidade no Palácio do Planalto, o…

Trabalho

Associações e cooperativas de catadores de lixo terão acesso a linhas de crédito para investimento em coleta seletiva. Na noite desta quarta-feira, em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que implanta a coleta de materiais recicláveis em instituições públicas federais. Os recursos serão liberados por meio de uma nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. A nova linha de crédito não tem limite orçamentário e vai financiar obras e reformas de infra-estrutura física, como galpões, cozinha, vestiário, banheiros, salas de reunião, treinamento e informática para os catadores. Na ocasião, Lula também assinou decreto que cria um grupo de trabalho que vai elaborar propostas para inclusão social de moradores de rua. O presidente comemorou o investimento.

Eu acho que é um momento emocionante. Eu não sei quantas pessoas poderiam ver o discurso de um catador de papel ou de um morador de rua sem se emocionar. Sobretudo, porque essas pessoas conseguiram realizar um sonho que era visitar o Palácio da Presidência da República e obter as suas conquistas. Isso demonstra que aos poucos a gente vai consolidando o processo democrático brasileiro e a sociedade como um todo, mas participando desse processo. Eu sei que nós estamos apenas no começo, mas essa gente tem que ser tratada com muito respeito.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, afirmou que o decreto é reflexo do compromisso do Governo Federal com famílias de baixa renda. Ele espera que a iniciativa seja imitada por gestores municipais e estaduais.

O fundamental é que nós estabelecemos hoje uma medida da maior importância. Todo o material reciclável, de toda administração pública, direta e indireta, esperamos também que isso sirva de exemplo para os estados e municípios, serão destinados às cooperativas de catadores de papel, com grande impacto social, gerando emprego, trabalho e renda.

O Brasil está entre os dez países com maior taxa de reciclagem de papel do mundo, com mais de três milhões de toneladas de papéis recuperados por ano. Também processa anualmente 360 mil toneladas de plástico. Além disso, é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, com processamento de nove bilhões de latas por ano.

Notícias relacionadas