sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Diretor do TSE reafirma segurança das urnas

Eleições 2006 O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho (foto), reafirmou nesta quinta-feira (26) que a urna eletrônica apresenta risco zero de fraude e que a segurança…

Eleições 2006

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho (foto), reafirmou nesta quinta-feira (26) que a urna eletrônica apresenta risco zero de fraude e que a segurança pode ser aferida por meio da votação paralela, realizada no dia da eleição, concomitantemente ao pleito oficial.

O diretor-geral lembrou que no sábado (28) será realizado o sorteio das urnas que serão destacadas para a votação paralela. No domingo, ocorre o procedimento em todas as capitais brasileiras, no mesmo horário da votação: das 8h às 17h.

O diretor-geral também esclareceu que no período entre o primeiro e o segundo turno das eleições, o Tribunal tradicionalmente aproveita para verificar e corrigir as urnas de locais em que foram verificados problemas.

Tropas federais
O diretor-geral informou ainda que até agora, seis estados pediram ao TSE a presença de tropas federais para garantir a segurança do segundo turno das eleições. No total, 120 municípios do Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Tocantins e Pará devem receber reforço na segurança.

10 segundos
Athayde Fontoura destacou que nos estados em que a eleição será só para presidente da República, o tempo de votação deve ser de apenas 10 segundos. Nos dez estados onde haverá eleição também para governador, o TSE estima que cada pessoa levará, em média, 20 segundos para votar. No primeiro turno da eleição, cada brasileiro levou em média 40 segundos na urna.

Também lembrou a estimativa de que 90% dos votos de todo o país para presidente da República estarão totalizados até às 22h de domingo. Segundo o diretor, até a meia-noite do mesmo dia, 99% dos votos devem estar totalizados.

Notícias relacionadas